São José respira Tecnologia e Inovação
Foto: Felicio Ramuth (PSDB), prefeito de São José dos Campos (Claudio Vieira/PMSJC)
A cada 72 horas, 4 satélites varrem o território de São José dos Campos, coletando imagens de áreas de risco, possíveis desmatamentos e infrações ambientais. São José é o primeiro município do país a usar de forma inovadora a tecnologia de monitoramento por satélite para controle ambiental.
Com o Projeto Observa, a Prefeitura cuida da cidade monitorando e coibindo degradação ambiental por meio de um contrato firmado com a empresa Visiona Tecnologia Espacial, de São José.
Na madrugada deste domingo está previsto para ser lançado, na Índia, o Amazonia 1, satélite que tem 90% dos equipamentos fabricados por empresas de São José, como a Cenic Engenharia, Orbital Engenharia,
Fibraforte Engenharia, Equatorial Eletrônica, Omnisys Engenharia e Equatorial Sistemas.
O primeiro satélite brasileiro é nascido e criado em São José dos Campos, motivo de orgulho para nós, joseenses.
O Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, para monitorar o desmatamento na região amazônica e a agricultura em todo o território nacional.
De São José dos Campos para o Brasil. Nossa cidade, berço dessa alta tecnologia, consolida cada vez mais o conceito de Cidade Inteligente, usando tecnologia para otimizar a mobilidade urbana, melhorar a segurança e os serviços públicos.
Temos 100% da frota da Guarda Civil Municipal de carros elétricos, uma iniciativa pioneira no Brasil e nas Américas. Estamos instalando wi-fi público em escolas, unidades de saúde, centros esportivos, praças e parques. Semáforos inteligentes já funcionam em um sistema novo que identifica por câmeras, em tempo real, o fluxo de veículos na via e organiza o tempo semáforo.
Temos o melhor projeto de segurança do país, que segue o conceito SCaaS – Smart City as a Service, com 1.000 câmeras com inteligência e reconhecimento facial por toda a cidade.
Inovação, tecnologia e sustentabilidade são as molas que movem os projetos públicos em São José dos Campos.
No Parque Tecnológico bate o coração hight-tec de São José. São R$ 2,7 bilhões de investimentos captados, com 84 empresas residentes e 68 startups e 2 mil empregos diretos gerados, 7 universidades, 4 centros empresariais, 3 laboratórios e 1 hub de inovação e aceleradora.
Cresce a todo vapor a Startup São José, no Parque da Cidade, atraindo empreendedores e formando um grande núcleo de engenharia criativa e inovação.
Vamos revolucionar o transporte público com a Linha Verde, um projeto de mobilidade urbana que vai interligar a cidade com ônibus elétricos. São conquistas que confirmam a vocação grandiosa de São José e reforçam que cidades que investem em tecnologia e inovação conseguem avançar na solução dos desafios da gestão municipal no Brasil..
Fonte: OVALE – https://www.ovale.com.br