Tucumán fortalece cooperação binacional com o Brasil
Foto: Divulgação
Um funcionário da Secretaria de Relações Internacionais visitou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de São Paulo.
Em missão oficial ainda no Brasil, parte da delegação que acompanhou o governador Juan Manzur percorreu as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a fim de fortalecer a Cooperação Binacional existente.
Virginia Ávila , funcionária de referência da Secretaria de Relações Internacionais de Tucumán, visitou as instalações localizadas em San Pablo.
No ano passado, representantes do país vizinho da área de inovação aeroespacial ofereceram um Curso de Pós-Graduação entre a Universidade Nacional de Tucumán (UNT) e a Universidade Tecnológica Nacional (UTN) Regional de Tucumán, que marcou o início da Cooperação Internacional.
Na quinta-feira, foi apresentado um satélite brasileiro que será lançado ao espaço em fevereiro, com órbita indiana, que exigirá a presença de cerca de vinte engenheiros para coordenar a montagem das peças e posterior decolagem.
Após o tour e um posterior encontro, o subsecretário de Relações Internacionais afirmou que “os passos a seguir para 2021 foram marcados, com a presença de estágios de tucuman no estado de San Pablo”.
Dados não menos importantes, destaca Ávila, “além de utilizar neste instituto energias renováveis, como os painéis solares para alimentar os satélites, também utilizam o álcool de cana, produto também produzido em Tucumán”.
“Tudo isso leva a querer fortalecer a Cooperação Binacional existente, pensando em trabalhar e se articular com todos os intervenientes: as universidades mais o setor privado e o setor público, para formalizar um startup onde a inovação, a competitividade e o valor agregado derivado do açúcar cana, entre San Pablo e Tucumán ”, concluiu Ávila.
Fonte: Governo de Tucumán – https://www.comunicaciontucuman.gob.ar/